terça-feira, 13 de outubro de 2009

Dicotomias e outros conceitos

A partir das dicotomias: língua/fala, sincronia/diacronia e sintagma/paradigma, é possível pensar num sistema, deixando fatores externos como não observáveis.

Forma/ substância: " A língua é forma e não substância."
Para Saussure o pensamento é uma "massa amorfa e indistinta". Para expressar o pensamento,utiliza-se dos sons produzidos pelo aparelho fonador. Os sons,assim como os pensamentos, são massas amorfas. Pode-se dizer que como esses elementos são massas amorfas cabe a língua organizá-los e dar-lhe formas.


*Signo e suas relações

Segundo Saussure, o signo linguístico é um elemento dicotômico formado por um conceito e sua respectiva imagem acústica, de modo que nossa mente possa fazer dessa junção um vínculo associativo.
Saussure afirma também que tanto o conceito como a imagem acústica é de caráter psíquico e que o conceito pode ser chamado de significado e a imagem acústica de significante.


Desde a Grécia antiga a questão sobre a natureza das palavras gera controvérsias. Para Saussure, a língua é fruto da convenção entre os falantes e não há nenhum tipo de relação ou motivação entre o significado e o significante. O signo linguístico para Saussure é arbitrário.
Mas dizer que o signo linguístico é arbitrário não significa dizer que o significante é escolhido livremente por qualquer falante, o que é arbitrário no signo é a relação entre o significante e o significado, mas esta já esta estabelecida pela língua e não há motivo para um significante ser “melhor” que outro.
A arbitrariedade do signo permite que seu valor seja modificado. Em “você é um doce” e “Eu odeio doce de abóbora”. O signo doce é o mesmo, mas produz sentidos diferentes nas frases. Isso acontece porque o valor de cada elemento depende das relações que o falante estabelece, pois embora o signo seja arbitrário, a língua é um sistema de valores e relações.
A outra característica do signo linguístico mencionada por Saussure é a linearidade do significante.
Dizer que o significante é linear significa que só conseguimos reproduzir um som de cada vez.
“Os significantes acústicos dispõem apenas da linha do tempo, seus elementos se apresentam um após o outro” (CLG, p.84).
Compreender a linearidade do significante é fundamental para distinguir a distribuição das silabas dentro das palavras e das palavras no enunciado, pois a escrita, ao representar a fala, representa essa linearidade no espaço.


*A significação tomada pelo valor

Valor é a importância e a significação que cada elemento tem em um enunciado. Um exemplo de valor é um professor. Em uma sala de aula ele é a autoridade máxima e os alunos têm que o respeitar e obedecer. Já em uma festa organizada por alunos o valor do professor muda, ele não é mais uma autoridade e os alunos não precisam mais obedecê-lo.
Retornando aos estudos linguisticos, podemos dizer que o valor de cada elemento depende do contexto e das relações que o falante estabelece.



Nenhum comentário:

Postar um comentário